Dica de viagem: Dresden, Alemanha




Dresden é a capital do estado da Saxônia. Localiza-se nas margens do rio Elba. Tem cerca de 500 mil habitantes. É uma cidade independente ou distrito urbano, ou seja, possui estatuto de distrito. Famosa há quase 700 anos pela sua música. Além da ópera, as orquestras e os conjuntos da Staatskapelle, da Filarmônica e do coro Kreuzchor são outras atrações.

Atividades
Durante o ano inteiro, a programação cultural inclui festivais internacionais, emocionantes produções de teatro e dança e grandes eventos, como o baile da ópera Semperoper. Cultura em Dresden significa também jazz: o Festival Internacional Dixieland é o maior festival europeu de "old time jazz". Destaques tradicionais são o Riverboat Shuffle, a rua de clubes de jazz ao longo da Prager Straße e a Parada Dixieland, que atravessa o centro histórico. O calendário de festivais é completado por eventos ao ar livre, como as noites de cinema às margens do Elba, a festa "Albhangfest" e os concertos nos parques românticos dos castelos ao longo do Elba.

Zwinger (Complexo de Museus) – No Theaterplatz, em frente ao Residenzschloss. Construído entre 1710 e 1738 como uma praça de festivais, é um rival do Louvre, pelo número de obras e importância do conjunto de museus que abriga. 

Gemaldegalerie Alte Meister (Galeria) – Pinturas realizadas entre 1500 e 1800, de renascentistas italianos, além de Rembrandt, Rubens, Dürer, entre outros.
Rustkamer (Arsenal) – A visita à Gemäldegalerie dá direito à entrada gratuita no Arsenal. Exposição de armaduras, armas e mantos utilizados nas cerimônias de coroação.

Albertinum - É outro complexo de museus, localizado na margem do rio Elba. Gemäldegalerie Neue Meister, com pinturas e esculturas dos séculos 19 e 20. Grünes Gewölbe, exposição de joias, pedras preciosas e objetos valiosos. Münzekabinet, coleção de moedas. Skulpturensammlung, exibição de esculturas.

Furstenzug - Na Augustusstrasse, é um mural de porcelana na rua, com 102 metros de comprimento e construído com 24 mil azulejos. Chamado de Procissão dos Reis, conta a história da região de Sachsen (Saxônia) de 1123 a 1904.

Rathausturm (Torre da Prefeitura) – É a segunda maior torre da cidade e oferece uma vista privilegiada de Dresden e do rio Elba.
Stadtrundfahrt - É um passeio feito em ônibus por toda a cidade de meia em meia hora. Ao todo, são 12 locais visitados entre 9h30 e 17h.

Gastronomia
O Blue Note Bar, na Görlitzer Strasse 26, é o ponto para relaxar escutando jazz. El Perro é um bar e restaurante, na Alaunstrasse 70, com comida espanhola e música ao vivo à noite, de quebra, caipirinha.

Compras
Os principais locais para compras na Altstadt são as ruas Prager Strasse e a Wilsdruffer Strasse, além da cidade velha. A rua chique de Dresden é a Königstrasse.

Como chegar?
Quatro companhias realizam voos diretos entre São Paulo e Berlim: Swiss, Lufthansa, TAM e British Airways. Chegando a Berlim, para ir a Dresden, a melhor opção são os trens da Rail Europe.

Melhor época
Para curtir a praia do Rio Elba, nada melhor do que visitar a cidade no verão, em julho e agosto. Por outro lado, no Natal, com a cidade coberta de neve e enfeitada pelas luzes natalinas, há uma intensa programação de concertos e shows que tornam a visita imperdível.

Informações adicionais
Moeda: euro
Visto: não é necessário
Saúde: para entrar na Alemanha, nenhuma vacina é obrigatória

Nenhum comentário:

Postar um comentário