Dica de viagem: Bérgamo, Itália




Bérgamo é uma comuna italiana da região da Lombardia, A cidade se divide em duas partes distintas, a Città Alta (Sìta Ólta), centro histórico cercado por uma muralha, e a Città Bassa (Sìta Bàsa), parte moderna.

Atividades
Palazzo della Ragione – Erguido ao fim do século Vll, o edifício sofreu um incêndio em 1513, durante a ocupação espanhola. Em seu interior, há afrescos que foram de igrejas hoje inexistentes.

Complesso di S. Agostino – O complexo foi fundado por volta de 1290, pelos padres eremitas. Por volta do século XV, tornou-se um grande centro religioso e cultural, e em 1670 foi aberta a escola de filosofia e teologia.

A Porte Nuove e a Torre dei Caduti – Em homenagem aos mortos na Segunda Guerra Mundial, são dois dos monumentos que mais caracterizam Bérgamo e são cartões-postais da cidade.

Completam a lista dos monumentos turístico da Cidade Baixa os pórticos e o Sentierone, a Igreja de San Bartolomeo, a Igreja de Santa Maria delle Grazie, a Piazza Dante, o Palazzo del Comune (sede do município de Bérgamo) e tantos outros, além das vielas e arcos bem típicos da paisagem italiana.

La Rocca/il Parco delle Rimembranza – É um dos lugares mais sugestivo de Bérgamo Alta, situado em uma posição estratégica que permite admirar uma bela vista da Cidade Baixa e Alta e dos alpes bergamascos que circundam o território. Além da posição privilegiada, há ainda um parque em torno com um belo jardim.

Piazza Vecchia – A praça é composta pela Biblioteca Civica Angelo Maj, um imponente edifício branco com arcos que se destaca dos sóbrios Palazzo della Ragione (do século XII e onde podemos ver uma meridiana no seu interior) e Campanone, a torre do relógio que dava o toque de recolher em outros tempos. A graça do local fica por conta da barroca e discreta Fontana del Contarini.

Piazza del Duomo – Atravessando o Palazzo della Ragione, somos conduzidos à Piazza del Duomo, um dos centros monumentais da cidade. Além do Duomo (a igreja matriz), também se localizam aí a Basilica di Santa Maria Maggiore, com sua fachada românica do ano de 1100 e o interior renascentista e barroco, a Cappella Colleoni, em memória ao antigo senhor feudal Bartolomeo Colleoni, e o Batistério.

Gastronomia
Em Bérgamo Alta, é melhor evitar os restaurantes do centro, pois costumam ter preços mais caros. A opção mais econômica é comer pizza em pedaços nas diversas padarias espalhadas pela cidade alta. Em alternativa, há restaurantes ou trattorias que oferecem comida típica local. Antes de descer da Cidade Alta, não deixe de tomar um café no bar da estação funicular e admirar a bela vista da Cidade Baixa. No verão, é mais difícil encontrar lugares no terraço.

Polenta e osèi – Nas padarias e confeitarias da Cidade Alta, não faltam os característicos polenta e osèi, um bolinho doce que lembra o tradicional prato bergamasco: polenta e passarinho (osèi, em dialeto).

Casoncelli alla bergamasca – Uma espécie de ravioli recheado e servido com manteiga, sálvia e bacon.

Compras
Algumas lojas de Bérgamo oferecem preços imperdíveis em roupas e sapatos (com as liquidações, depois das festas de fim de ano ou em mudança de estação, os preços descem mais ainda). O centro das compras está concentrado na Via Papa Giovanni XXIII e Via XX Settembre.

Como chegar
É uma cidade bem acessível seja de carro (Autostrade A4 Milano-Venezia) ou trem (a cada hora parte um trem da Ferrovie dello Stato de Milão para Bérgamo – e vice-versa. Um trem da Milano Centrale, a principal estação de trem de Milão, leva 50 minutos. De avião (o Aeroporto Orio al Serio está a uma hora de carro de ambos os aeroportos de Milão e distante dois quilômetros do centro de Bérgamo. De lá, partem frequentemente voos para a Itália e a Europa, além da ponte aérea para Roma. De algumas cidades partem ônibus que chegam até a Autostazione (rodoviária) de Bérgamo.

Melhor época
O melhor período é a primavera, nos meses de maio e junho, quando a temperatura não é nem muito quente nem muito fria.

De abril a setembro, quando o tempo está ensolarado e a agitação está em alta. Julho e agosto, porém, ficam cheios demais por conta das férias europeias.

Informações adicionais
Moeda: euro
Visto: não é necessário
Saúde: nenhuma vacina é obrigatória

Nenhum comentário:

Postar um comentário